sexta-feira, 5 de junho de 2009

Thomas Jefferson e o exercício do poder democrático

Disse Thomas Jefferson, 3º Presidente dos Estados Unidos da América membro da geração que foi, porventura, a mais esclarecida de políticos democráticos e reformistas: "When a man assumes a public trust, he should consider himself as public property".

Ocorrem-me mil e uma considerações, umas quantas recordações de um comportamento inverso àquele e bastantes comparações (a si não?).

No entanto, achei que se me dedicasse a glosar alguém como Thomas Jefferson só conseguiria, decerto, enfraquecer uma frase que é todo um universo de ética política e sentido de Estado.

2 comentários:

  1. Bom dia e bem vindos.
    Sou um não fumador que vos encontrei por acaso. Gostei destes vossos primeiros "post´s" e com o vosso consentimento, vou colocar-vos na minha lista de blogues a ver/ler diariamente.
    Espero ver-vos também no meu sítio de quando em vez.
    Desejo-vos os melhores sucessos nesta aventura.

    Um abraço do

    José Magalhães

    ResponderEliminar
  2. Caro José Magalhães, muito obrigado pelo simpático comentário. Prometemos, também, visitas regulares ao seu blogue, cujo conteúdo me pareceu, na breve visita que por lá fiz, muito interessante. Seja bem-vindo.

    ResponderEliminar